março 16, 2014

Motivação para dietas!!!


Este post é essencialmente para as meninas, gajas, mulheres, ladies... whatever...
 
Leio, ouço e vejo muita coisa a respeito de dietas milagrosas: dos 30 dias, das 2 semanas, da lua, do sol, da maça, etc... ouve-se e vê-se de tudo um pouco por aí...
Há muitos anos que acompanho a evolução ligada a dietas e exercício físico... Não sou nenhuma profissional, isso que fique bem claro. Mas, como não peso 55 Kgs e, apesar de alta, o meu peso sempre foi acima do recomendado.. Por isso, tive de meter mãos à obra..
 
Não falo só em termos estéticos, embora esse factor também pese bastante (pelo menos para mim.. os outros que se lixem).. Yap, sou mesmo assim... O meu principal foco sou eu mesma.. Se eu não me sentir bem comigo mesma, isso transparece para os outros.. I think.
Então, durante mais de uma década fui vendo, ouvindo, lendo e tentando melhorar o meu aspecto... nem sempre conseguidos, aviso já...
 
Com as minhas aventuras de país em país, nem sempre foi fácil e, em vez de perder volume fui ganhando.. Isso não é novidade para ninguém, pelo menos para aqueles que me conhecem á alguns anos. Mas, chegou o dia D, como referi aqui mesmo no blog, e de facto, mudei os meus hábitos e, embora muitas vezes seja difícil de cumprir, por 1001 razões, tenho mantido minimamente os meus planos e tento cumprir e não cometer os erros que cometia no passado e pratico regularmente exercício físico (não tanto como gostaria)..

Tudo começou em Junho de 2013.. podem ver AQUI!!!
Foi uma decisão minha pois não gostava do que via no espelho... Hoje gosto um bocadinho mais mas, ainda estou longe do meu objectivo.. Longe mas, cada vez mais perto... Para iniciar este ciclo é preciso: Motivação, muiiiita, e muita força de vontade. Tens de te sentir motivada e deixar as desculpas típicas para trás... Pode ser tarde, mas, mais vale tarde que NUNCA, right???
Já lá vão uns meses e aqui continuo eu motivadíssima.. Apesar de  alguns percalços, continuo motivada a alcançar os meus objectivos: ser mais saudável, menos flácida (a idade não ajuda, por isso, está na altura de se mexerem, ya??), menos volumosa, mais animada e com mais força de vontade.. ainda mais... o caminho faz-se caminhando mas, tenho-vos a dizer que o meu faz-se correndo. Já não caminho, agora posso correr (não sou o Bolt, for sure.. mas, os meus limites são outros)..
Não sou exemplo para ninguém, podia ter feito um percurso diferente mas, faço o meu e não acho que esteja mal.. Até hoje perdi 9kgs.. Não é nada mau.. Sou mais ágil, mais rápida, mais activa e mais saudável.. For sure!!!! Há quem perca 3 ou 4 kgs por semana.. Ya, right.. Eu acho pouco saudável.. Isto é um percurso.. É como as inscrições no ginásio em Abril/Maio... para colocar o bikini em Julho e Agosto.. Essas coisas não me convencem...

  • Eu comecei com 1 consulta de nutrição, em que fui avaliada segundo um conjunto de questões, hábitos, objectivos, horários, etc. Iniciei um plano alimentar que me saciava.. ainda hoje cumpro planos (não a 100%... a logística e planeamento em Africa não permitem aceder a certos produtos tao facilmente... Lá está a desculpa.. Mas, é verdade!!!)..
  • Comecei a prática mais regular de exercício físico com a avaliação de um Personal Trainer e de treinos intensivos.. Ia para o ginásio às 6h da manhã.. Sim, às 6h da manhã... Louca, right?? Por isso digo, é preciso motivação e força de vontade.. Não sou pessoa madrugadora mas, quando queremos muito uma coisa.. temos de fazer por isso... Sempre fiz exercício físico. Com mais ou menos regularidade. Em Angola fui bem menos activa e por isso ganhei 10Kgs em 3 anos e meio.. É o preço!! Paguei caro...
  • Aderi às massagens redutoras.. Os cremes e a massagem nas zonas mais críticas também ajudam bastante.. Ainda hoje faço, e os resultados estão à vista..
Claro que para aderir a isto tudo é preciso algum investimento.. Quem não tem esta possibilidade, pode utilizar a internet com essa finalidade. Hoje em dia está tudo disponível e é quase tudo free. Há vídeos das mais variadas aulas, rotinas, treinos, etc.. Aqui ficam dois exemplos:
 
Zumba - Para quem gosta de dançar, pode começar com este VIDEO!!!!.. É top.. podem ver muitas danças da Lauren Fitz.. são energéticas e gastam-se centenas de calorias..
 
Localizada - Para quem não gosta muito de se mexer, pode ver este VIDEO!!! da Solange Frazão.. Existem muitos diferentes, basta fazer uma pequena pesquisa..
 
Além disso, existem 1001 outras opções. Basta querer.. Posso dar algumas dicas a quem esteja interessado...
Não vou ficar nenhuma Beyoncé (o que é uma pena) mas, estou no caminho certo de conseguir atingir os meus objectivos.. e isso faz-me uma melhor pessoa e mais segura de mim mesma..
 
As desculpas, essas têm de ficar debaixo do tapete.. ok??
  1. Não tenho tempo - como sempre me disse o "macho".. para comer tens sempre tempo.. Exacto. Quem não tem 30 a 40m por dia para fazer exercício físico.. Alguém??? DU-VI-DO.. O tempo que passas no facebook, sentada no sofá a ver a novela, ou aquela série, hã?.. Que tal optares por te mexer um bocadinho, hein?? Começar com calma e ir evoluindo de dia para dia...
  2. Não gosto de exercício físico - serioulsy?? Que não gostes de correr eu até entendo.. Mas.. não gostas de dançar??? Não gostas de andar de bicicleta??? Não gostas de nadar?? Epah... que raio de gaja és tu??? Seriously???
  3. A comida saudável é muito mais cara - É?? Are you sure??? Podes comer de tudo um pouco, apenas em menores quantidades (aqui ja começa a poupança, vês???) e coisas mais variadas. Se fizeres bem as contas vais ver que ainda poupas... Certo?? Ou nunca foste boa a matemática e não sabes fazer contas?? Posso ajudar se for o caso...
Entre muitas outras coisas...
Eu não sou diferente.. passei por tudo isto também..
Decidi mudar e alterar os meus hábitos. Mas, não se enganem.. Há dias em que me apetece comer um leitão inteiro... Mas, felizmente, nem que quisesse não conseguia... Estes meses todos diminuiram significativamente o meu estômago e rapidamente fico cheia.. Só vantagens.

Estou aqui para ajudar no que for preciso.. e não cobro nada por isso, hein?? Só boas notícias.. Se achas que está na hora de mudares, MUDA.. Não esperes pela 2.ª feira ou por o início do mês.. Começa JÁ...

Fica aqui um incentivo que acompanho no Instagram..



You go girls!!!!
(Desculpem o tamanho do post.. entusiasmei-me)..

2 comentários:

Anónimo disse...

Estivemos para fora e agora estamos em pleno St. Patrick e só agora vejo o post...É tudo tãaaaaaaao verdade!
Tenho de mostrar à minha cara-metade para se inspirar e largar o bacon :)
Parece impossivel, mas apesar do ginasio conseguiu aumentar o peso (estou capaz de lhe colocar um açaime:)
Beijinhos,
Ângela

camaleoa disse...

Oii..
só o escrevi hoje...
sim.. mostra mostra... ai ai ai...
beijinhos****