março 07, 2012

Guia para Maputo/Moçambique

A pedido de várias famílias cá fica um guia do que não devem perder em Maputo/Moçambique... Obviamente que depende de quantos dias pretendem usufruir, do dinheiro que têm para gastar, dos vossos gostos pessoais, and so on...  mas, ficam com uma ideia de um guia básico.

Hotéis: Cardoso * Vip * Pestana Rovuma * Polana (para os mais afortunados).

Restaurantes,a não perder, em Maputo: Zambie * Costa do Sol * Waterfront * Casino (já mudou de novo, não me recordo o nome) * Piri-piri * Cristal * Naval * Mundus * Mercado do peixe (OBRIGATÓRIO)

Bares/Discos/Saídas nocturnas: Lounge * Coconuts * Sasha (acho que já mudou de nome também) * Ice * CFM * Gil Vicente * Macaneta * Africa * Havana.

Praias/paraísos: a menos de 200km: Costa do Sol (a praia da cidade.. mergulhei várias vezes e não me caiu a pele. Apesar da água ser um pouco escura das algas, é água limpa e quente) * Bilene e Mahelane * Xai Xai * Inhaca (barco ou avioneta) e Ilha dos Portugueses * Macaneta * Piscinas da cidade.
de 200km a 2500km: Tofo * Barra * Flamingo * Bazaruto * Ilha de Moçambique * Pemba * Quirimbas (para os mais afortunados)

Monumentos: aconselho um roteiro de txopela (transporte típico e recente em Maputo) pela cidade onde passarão por todos os monumentos/sítios históricos da cidade (não são assim tantos)... mas vale a pena

Para quem tem tempo, aconselho alugar uma viatura 4X4 (fô by fô, como se diz por lá) e percorrer o país de Maputo a Rovuma.. 15 dias a viajar por aquele país vai saber a muiiiito pouco vos garanto!! Ainda não fiz essa viagem aventureira de percorrer o país de sul a norte... mas, vou fazê-lo, for sure!!! Não vejo a hora!!!

Não sair de Moçambique sem:
* Comprar batiks, cangas e bijuteria de madeira;
* Comer marisco até mais não (é o melhor do Mundo, e arredores);
* Conviver com moçambicanos;
* Dançar kizomba, passada, dzukuta, marrabenta;
* Lanchar, pelo menos, no Polana;
* Visitar o Kruger Park (que fica na África do Sul, mas, muiiiito próximo a Maputo).

Alguns momentos vividos em Moçambique podem ser vistos em posts antigos... das paisagens, da malta, do sol, do marisco...Deixo-vos os links para quem tiver curiosidade...  Praia do Bilene! * Ilha dos Portugueses! * Piscina do Marítimo e Mercado do Peixe! * KFC e Zambie! * Praia da Macaneta! * Flamingo Bay! * Paisagens Variadas! * Paisagens Diversas! * Kruger Park!

Melhor que isto, meus amigos, não consigo fazer... Depois de rever isto tudo só posso dizer que FUI MUITO FELIZ EM MOÇAMBIQUE E AINDA NÃO PERDI A ESPERANÇA DE PARA LÁ VOLTAR!! MOÇAMBIQUE É MANINGUE NICE!

Sintam-se à vontade para fazer qualquer pergunta sobre Moçambique.. Certamente me esqueci de muita coisa.. Para já, é o que se pode arranjar.. e não digam que vão daí!! Haha

7 comentários:

Marta disse...

Excelente partilha.
Guardei todas as tuas dicas.
Este ano já não devo conseguir mas queria ir a Moçambique para o ano, sem falta ;)

camaleoa disse...

@ Marta... e acho que fazes muito bem.. é um país lindíssimo...
:)

Beu, a Ruiva. disse...

Giraça amei a partilha... e fiquei cheia de vontade de conhecer Moçambique. Quem sabe um dia.
Beijinhos

p.s. amei as fotos :)!

camaleoa disse...

@ Beu, a Ruiva... Quem sabe um dia?? Que comentário é esse?? Claro que vais... é um crime não se conhecer Moçambique antes de morrer.. hehehe.. Se queres conhecer África, é o país ideal para se começar.. :o)

PS: As fotos só me fazem ficar com as lágrimas nos olhos... Saudades..

Anónimo disse...

Excelente resumo. bjs joao duarte

camaleoa disse...

@ JD... é, não é?? Maravilhoso.. :)

camaleoa disse...

O sonho tornou-se realidade e.. cá estou.. em Maputo...
Não há muito a alterar.. mas vou fazer ima actualização. Há novos sítios...

Quem quiser vir... avise... dicas arranjam-se sempre... Bjs***