novembro 21, 2011

Esperança Média de Vida

Em Angola a expectativa de vida ao nascimento, segundo a lista da ONU (período de 2005 a 2010) é de: 41 anos para os Homens e de 44 para as Mulheres..
Numa listagem de 195 países, Angola encontra-se no 190º lugar. Confirmações aqui!

E isto a fim de quê?? Estou neste prédio desde Junho/2011... O prédio tem cerca de 7 andares, julgo eu... pois não há elevador (quer dizer.. haver há... mas acho que não funciona desde 1975)... e não diz em lado nenhum quantos andares tem... Como eu só subo até ao 2.º... é o que sei!!! 
E, desde essa data que assisto a constantes óbitos que duram dias e dias... Socorrrroooo!!!! Hoje tenho um mesmo à minha porta... Foi a vizinha (a Sra. mais velha)... é o 5.º (sim, QUIN-TO), desde Junho!!!! Os motivos da morte.... Don't Have a Clue!!!!!



PS 1) Por mera curiosidade, Portugal encontra-se em 39.º lugar na listagem... com uma expectativa de 75 anos para os Homens e 81 anos para as Mulheres.
PS 2) Também por mera curiosidade, o Japão encontra-se em 1.º lugar... com 79 (H) e 86 (M).
PS 3) Aquela desculpa dos colaboradores Angolanos que serve para não ir trabalhar... alegando supostos óbitos... começo a acreditar seriamente que não é desculpa... É a pura realidade!!!
PS 4) Acho que tenho que bazar daqui depressa..... (só não sei se do prédio... se do país)... Socorrrooooo!!

7 comentários:

Mary Jane disse...

Lolol, tu és o delírio. Não te preocupes, eu estou atenta :) Continuo é na fase de me assegurar que estamos todos a bordo para que ninguém corra o risco de ficar desamigado!

E olha, eu punha-me a andar, sem dúvida! =P

Myself disse...

Ora eu tenho 44, acho que aquele meu desejo de conhecer Angola, já era!!!!! Foge daí enquanto podes!!! ;))

camaleoa disse...

@ Mary Jane... Okapa... era um lembrete personalizado... hehe... Pois... isto aqui não tá fácil... irra... Sai pra lá satanás... Uiiiii

@ Luisinha... Hahaha... Vamos ver o lado positivo da coisa... expectativa à nascença (epa.. eu nasci na tuga.... por isso, não fico abrangida, right??).... NOT.. :o))

Li disse...

Amiguinha, duas coisas: de facto, o maior problema é que se morre em Angola de coisas simples e por falta de condições e de qualificação dos profissionais de saude, pelo menos, por agora - sabes que na minha empresa, com 1300 funcionarios ja ouvi de tudo... e algumas histórias são dramáticas, mas tb porque num outro qualquer país a morte nao seria o resultado...
Agora, por outro lado, temos aqueles que faltam 1 mes ao serviço e quando trazem a declaração de óbito é de Agosto de 2010...... e outras cenas parecidas...

camaleoa disse...

Sim... acontece cada uma nesta cidadezinha.... Credo..

Ana C. Martins disse...

:o fiquei assim chocada,mas atendo ao contexto não.. deves viver muitas coisas.. :) opa o que eu gostava de ir a Africa, deve ser choque de realidades mas ao mesmo tempo um enriquecimento. :) anyway ja ando a ver disso...

camaleoa disse...

@ aNa... pois, é a dura realidade angolana.. nem tudo é kizomba no pé e praia.. :O)