dezembro 04, 2010

Angola vs Moçambique (1)

O post devia chamar-se Luanda vs Maputo... mas.. assim fica mais abrangente... :o)
Este primeiro post pode ser encarado como: O PRIMEIRO IMPACTO!

Fiquei a dever um post à Cristina que vive neste momento em Moçambique mas que nasceu em Angola e tem muita curiosidade em conhecer este país, certo?
Acho que neste momento estou em condições para avaliar e poder falar um pouco destas duas realidades na minha perspectiva.. perspectiva de quem esteve a trabalhar em Maputo durante 9 meses e de quem está a trabalhar há 9 meses em Luanda...

A primeira vez que pisei território africano foi em Moçambique em 2008. A minha experiência de trabalhar fora de Portugal era ZERO e o impacto de sair de um país europeu para um país africano posso-vos dizer que foi bastante forte e, de início, um pouco assustador até.
Muita coisa me fez confusão nas primeiras semanas.. o amontoar de lixo nas ruas (e grandes avenidas que Maputo tem)... ver avenidas largas, bem desenhadas, com palmeiras e tal e coiso.. e rodeadas de lixo... credo.. foi a primeira coisa que me saltou à vista nessa cidade, depois do impacto do aeroporto internacional de Maputo (que a mim me parecia tudo menos internacional) e da confusão do trajecto aeroporto - hotel (os "chapas" sempre a topo... a condução do lado contrário... a falta de respeito pelas regras de trânsito... a falta de uso do cinto de segurança... enfim..)!! Primeiro impacto um bocadinho a chegar ao negativo (um bocadinho não... um bocadão)..

Cheguei a Angola em 2010 e o primeiro impacto foi logo muito positivo.. Começando pelo aeroporto que este sim já parece um pouco internacional (mas que está assim há pouco tempo, devido, principalmente ao CAN, segundo se consta), as ruas limpas (ah, convém referir que cheguei a Luanda à noite e a Maputo de dia... e SIM, isto faz toda a diferença), não havia grandes confusões no trânsito, usa-se cinto de segurança e achei o trajecto muito tranquilo.. além de que já não era a primeira vez em território africano.

No final, posso-vos  já adiantar que o primeiro impacto não espelha NADINHA (nem um bocadinho só) da realidade desta duas cidades... e posso-vos também dizer desde já que prefiro Maputo a Luanda.. mas sem qualquer tipo de dúvida!!

E.. deixo-vos um pouco a refletir sobre isto e para a semana continuo esta longa aventura... Cristina não desesperes.... vou falar de tudo um pouco, ok??
Atenção.. isto é a minha vida, a minha perspectiva das coisas e a realidade daquilo que eu vivi e vivo nestes dois contextos, got it??


Mahelane Lodge, Moçambique (2009)

Cabo Ledo, Angola (2010)

5 comentários:

Philipa disse...

Eu nasci e vivi em Moçambique até aos 9 anos, e nunca mais tive oportunidade de lá voltar. É o meu país, a minha terra, e ensinou-me muita coisa. Há tanto de belo como de mau, desde as praias e cultura à pobreza residente nas ruas.
Apesar de tudo, fez de mim uma pessoa mais forte nos dias de hoje, e será sempre a minha terra de eleição!
Beijinhos :)

Myself disse...

Adorava conhecer os 2 Angola e Moçambique, devem ser lindos...
Bjinhos

camaleoa disse...

@ Filipa... não voltaste a Moçambique mas tens que tratar disso urgentemente... Vais adorar!!
E vais poder ver um pouco desse país fantástico. Podes ver alguns posts de 2008 e início de 2009 sobre Moçambique (foi lá que iniciei este blog).. Bj

@ Luisinha.. Começa a poupar... hehe... são países e viagens caras mas que valem a pena.. Bj

Alex Vaz disse...

eu voto mahelane lodge, apesar de nunca ter estado em Angola!

Olhos Dourados disse...

Deve ser uma diferença brutal!