fevereiro 01, 2015

Conselhos úteis à borlix (2)

Dicas:
* Finanças
* IRS
* Despesas dedutíveis à colecta
* E-fatura

Ora bem, o Estado tem vindo a fazer algumas alterações às deduções à colecta, para que o sujeito passivo (aka, cidadão comum, que contribui para a economia) tenha alguns benefícios, que até então não tinha.

Obviamente que o "tuga" só sabe reclamar e diz que isto é tudo treta, e que o Estado quer apanhar os que fogem (o que eu concordo COMPLETAMENTE), colocando algumas regras e alguns incentivos, desde a emissão de faturas com NIF (vulgo, n. de contribuinte) e atribuição de viaturas da marca Audi (sim, é verdade, e pode-se vender, e não tem contrapartidas, embora o zé povinho coloque defeitos em tudo).

Se fosse eu, não daria escolha à colocação do NIF, eu obrigaria a colocaçã, isto porque, se todos contribuirmos, só temos a ganhar com isso. Mas, se olharmos apenas para o nosso umbigo, não saímos da vidinha da treta e das comparações aos restantes países, nomeadamente da Europa. Mas, isto daria uma tese, e não é esse o propósito do meu post. (isso fica para outro testamento).. :)

O site (ou sítio) e-fatura (clicar no texto para abrir o link) é um portal onde podemos verificar todas as faturas solicitadas com NIF e confirmar, aprovar, reclamar, corrigir, os dados nelas constantes. Existem estabelecimentos ou pessoas singulares que não têm o CAE correto e cada cidadão deverá colocar ou verificar o enquadramento das mesmas.

Pelos vistos não é necessário guardar os talões (eu aconselho a guardar até as mesmas aparecerem no site - as de janeiro deverão aparecer em Março, julgo eu, pois não sei como está a rapidez do portal).. mas, a partir daí, não faz grande sentido guardar papeladas (a não ser que sejam garantias) ou aquelas que dão direito à dedução do IVA (cabeleireiros, estéticas e afins, restaurantes, alojamento, reparação automóvel, entre outras). Estas ultimas devem ser conservadas durante 4 anos.

No site e-fatura poderão também ver os cupões que têm a concurso para o sorteio da viatura.

O que importa salientar é que deverão verificar mensalmente os vossos dados no site indicado e validar a informação.

Sempre às ordens. :)



1 comentário:

Sónia TM disse...

Algumas dicas vieram mesmo a calhar