abril 28, 2013

Portuguesa, sem dúvida...

Nunca tive dúvidas da minha nacionalidade..
Não tenho duas ou três nacionalidades... Pertenço à maioria das pessoas que tem apenas UMA..
E é aquela que me liga, sem dúvida, a uma terra, onde nasci e onde pertenço... hoje, amanhã e sempre..

Muitas vezes dizem e digo que tenho uma costela africana (ou melhor, moçambicana) e, de facto é verdade.. Foi um país que me acolheu como nenhum outro e é um país que me diz muito... pela cultura, pela simplicidade e em muito... pelas pessoas.. as pessoas moçambicanas.. de quem tenho um carinho muito além de especial..

No entanto, isso não faz de mim moçambicana..
E, se dúvidas houvesse.. estes 4 anos que estou fora da minha terra... são o exemplo mais flagrante de que Portugal é de facto: A MINHA TERRA...

Sou uma pessoa emocional (embora, por vezes não pareça)... mas, não temos de transmitir todos os nossos lados... daí existir uma distinção entre a vida profissional e a vida pessoal... que eu distingo, claramente..

Em 2008 estava em Moçambique e vi o Nelson Évora a ganhar a Medalha de Ouro... bem, eu tremia por todos os lados... e chorei desalmadamente quando ele se sagrou campeão...
 
Festival da Eurovisão... era um programa que eu não perdia, quando era miúda.. fazia parte das "reuniões" familiares.. e do torcer por Portugal.. mesmo que por vezes, a música fosse bem pior que todas as outras... Voltei a ver este programa desde que emigrei... Agora diz-me tanto.. Choro e torço pela canção portuguesa que só visto... contado ninguém acredita....
 
Ontem, houve mais um momento que me liga a essa terra... essa que está pela hora da morte e que faz com que a maioria dos portugueses saia do país que os viu nascer e crescer...
 
Em Angola, assisti a uma noite de fados.. Foi a minha primeira vez.. Não sou apreciadora de fado.. não faz parte das minhas escolhas musicais.. e, apesar de conhecer uma ou outra canção.. não é algo que me faça sair de casa...
Mas, como estamos longe, sempre que aparece algo que nos ligue à terrinha.. lá vamos nós experimentar... E lá fui.. e dei por mim arrepiada enquanto ouvia aquelas vozes de amadores de fado... Para ajudar, a Mariza estava na plateia e deu-nos um cheirinho com duas canções.. que de facto nos arrepia até ao ossos....
 
E, se dúvidas houvessem!!!!
Mas, não há.. de todo... sou portuguesa... ao longe, mas portuguesa...



2 comentários:

Anónimo disse...

De longe, conseguimos observar melhor o nosso país.
Conseguimos ver o melhor, ver o pior e ainda assim amar melhor...

Beijinhos,
Angela

camaleoa disse...

@ Angela.. Sem dúvida nenhuma.
True.. :)
E saudade só existe em português..