Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estadomilitar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Ele ficou esquisito a partir de sábado à noite. Tínhamos combinado encontrarmo-nos num bar para beber um copo antes de jantar. Andei às compras a tarde toda com as amigas e pensei que o seu comportamento se devesse ao meu atraso de vinte minutos. Mas não. Nem sequer fez qualquer comentário, como lhe é habitual. A conversa e o sítio não estavam muito animados, por isso propus irmos a um lugar mais íntimo para podermos conversar mais tranquilamente. Fomos a um restaurante caro e elegante. A comida estava excelente e o vinho era de reserva. Quando veio a conta, ele nem refilou e continuava a portar-se de forma bastante estranha. Como se estivesse ausente. Tentei rodar os assuntos para fazer com que se animasse mas em vão. Comecei a pensar se seria culpa minha ou outra coisa qualquer. Quando lhe perguntei, disse apenas que não tinha nada a ver comigo. Mas não me deixou convencida. No caminho para casa, já no carro, disse-lhe que o amava. Ele limitou-se a passar o braço por cima dos meus ombros, de forma paternal e sem me contestar. Não sei como explicar a sua atitude, porque não disse que me queria como faz habitualmente. Simplesmente não disse nada. Comecei a ficar cada vez mais preocupada. Chegamos por fim a casa e, nesse preciso momento, pensei que ele me queria deixar. Tentei fazer com que falasse sobre o assunto mas ele ligou a televisão e ficou a olha-la com um ar distante, como que a fazer-me ver que tudo tinha terminado entre nós. O silêncio cortado pelo filme era sufocante. Por fim, desisti e disse-lhe que ia para a cama. Mais ou menos dez minutos depois, ele entra no quarto e deita-se a meu lado.Para enorme surpresa minha, correspondeu aos meus beijos e carícias e acabámos por fazer amor. Náo foi tão intenso como normal mas ele pareceu gostar. Apesar de continuar com aquele ar distraído que tanto me aflige. Depois, ainda deitada na cama, resolvi que queria enfrentar a situação e falar com ele o quanto antes. Mas ele já tinha adormecido. Comecei a chorar e continuei a fazè-lo pela noite dentro, até adormecer quase de manhã. Estou desesperada, já não sei o que fazer. Estou praticamente convencida que os seus pensamentos estão com outra. A minha vida é um autêntico desastre!
Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial.
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
O que começou, em 1970, como um protesto nacional contra a poluição, é assinalado à escala mundial, com iniciativas centradas na preservação do Planeta e na importância da reciclagem.
Moçambique ainda não chegou à conclusão de que o Planeta tem de ser preservado.
A reciclagem está longe de acontecer em neste país. A sociedade ainda não percebe que só está a prejudicar o próprio país e os seus descendentes. A poluição que se vê nas avenidas é algo assustador!!
Moçambicanos!!!
Não será altura de começar, pelo menos, a colocar o lixo nos devidos recipientes??
É MOÇAMBIQUE A AVANÇAR, COMO DIZ O MC??
Fica o apelo e feliz dia da Terra (já com 1dia de atraso)!!
Para comemorar o Dia da Terra, Obama plantou uma árvore!
Páro e penso no dia de ontem, no de hoje e no de amanhã.
A raça humana é tão mesquinha que por vezes não vê aquilo que está mesmo à sua frente. Temos tendência a julgar os outros, muitas vezes sem racionalidade, só porque é o mais fácil. Criticar é na maior parte das vezes o mais fácil de fazer. E se, em vez de criticares algo, tentares fazer algo melhor?!
A nossa opção é por vezes errada e muitas vezes nos custa quase a vida. Não a vida no seu sentido amplo, mas aquela que imaginamos e sonhamos um dia obter.
Aquela "realidade" que vemos nos filmes românticos. Os que nos fazem ficar horas em frente ao pequeno ecrãn. E que nos faz correr, tantas vezes, as lágrimas salgadas num rosto triste, por não vermos nesse ecrãn o espelho das nossas vidas. São meras cenas premeditadas e produzidas por quem de pouco percebe do assunto. Na maioria das vezes: o AMOR. Escrever um livro, realizar um filme, uma letra de uma música... de AMOR, é fácil... E a realidade? Será tal como nos filmes?? Não me parece...
Tal como diz o "Love Actually" que vi muito muito recentemente, pela 19º vez (muito provavelmente):
"As vítimas do 11 de Setembro que tinham telemóvel e conseguiram contactar com alguém, apesar de todo o desespero do momento, todos eles transmitiram mensagens de amor aqueles que mais amavam na vida e que muito provavelmente nunca mais iriam ver."
Podemos constatar que quando estamos prestes a perder tudo nos lembramos das pessoas que nos são mais queridas e dos momentos que deixamos de viver, muitas vezes pela falta de orgulho, pela falta de oportunidade, pela falta de tempo, ou simplesmente porque na altura era algo insignificante!
Então e se o mundo acabar amanhã?
Fizemos tudo aquilo que queriamos?
Dissemos tudo aquilo que os outros merecem ouvir?
Como diz um ditado bem velhinho..... "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje".
Se passamos 1/3 dos nossos dias a dormir, 1/3 a trabalhar.. para quê gastar o pouco tempo que nos resta em desconfianças sem fundamento, em desentendimentos profundos e irrealistas, em ocupações que não trazem qualquer mais valia ao futuro... Porque é que a nossa tendência, muitas vezes, é fazer sofrer aqueles que mais amamos e nos preocupamos diariamente?! Fica a pergunta para aqueles que insistem em não querer viver cada dia como se fosse o último.
Uma música que devemos lembrar sempre que algo mais negativo nos sobrevoe o inconsciente...
Apenas pensamentos que invadem o cérebro de qualquer ser humano!
Lugares onde passei alguns dos meus melhores dias neste país de terra vermelha. Fica o registo fotográfico. Os momentos, esses ficam para sempre na minha memória!